Os Filhos de Jessé Bondoso


Será que você é um filho de Jessé Bondoso?

Em um certo vilarejo havia um jovem chamado Yohanan. Seus pais cuidavam muito bem dele e ele levava uma vida repleta de felicidade junto com a sua família, que era muito grande. O nome de seu pai era Jessé Bondoso. Seu nome tornou-se famoso nos arredores dos campos da cidade por causa de sua grande família. Seus filhos e filhas o amavam muito e honravam seu pai com suas vidas.

A família de Yohanan era muito unida e eles realizavam todas as atividades juntos, diferente das outras famílias onde todos caminham separadamente. Eles eram determinados em suas tarefas e, trabalhando juntos, conseguiam fazer muitas coisas, como construir um celeiro novo em poucos dias e cultivar um pedaço de terra alqueivado rapidamente.

Logo, todos começaram a ouvir a respeito de Jessé Bondoso. Isto aconteceu pois a vida de seus filhos refletia o homem que ele era.

Certo dia, o jovem Yohanan foi dar um passeio pela estrada que passava perto da propriedade do seu pai. Lá na estrada ele viu uma carruagem muito brilhante vindo em sua direção. Yohanan nunca tinha visto uma carruagem tão esplêndida como aquela. Ele notou que havia uma inscrição nela e esforçou-se para ler as palavras que lá estavam. Quanto mais a carruagem se aproximava, maiores as letras ficavam. Yochanan ficou muito surpreso com o que leu. Com grandes letras vermelhas estava escrito: "SOU ORGULHOSO DE SER PARTE DA FAMÍLIA DE JESSÉ BONDOSO!".

"O que ele quer dizer com isto? Eu nunca vi este homem antes!" Yohanan não sabia o que pensar.

A carruagem se aproximava e ele podia ver mais claramente o homem que a comandava. Sim, agora ele tinha certeza! Ele nunca tinha visto aquele homem antes. Ele estava vestido com roupas coloridas e brilhantes, era muito gordo e usava um grande anel de ouro em seu dedo. A família de Yohanan nunca tinha vestido roupas daquele tipo. Não porque não pudessem, mas porque não queriam, pelo fato de terem coisas melhores para fazer com seu dinheiro do que gastar em coisas caras e extravagantes.

Quando o homem estava passando por Yohanan, ele o olhou da carruagem com um largo sorriso e saudou-lhe orgulhosamente, pretendendo continuar alegremente o seu caminho. Porém, Yohanan o chamou dizendo:
"Senhor, espere por favor, espere! Preciso falar com o senhor." O homem parou sua carruagem e desceu para falar com Yohanan.

"Sim, filhinho, o que você quer?", ele perguntou meio sorridente.

De repente, veio sobre o jovem um sentimento que nunca tinha experimentado antes. Ele começou a se sentir muito pequeno e insignificante enquanto estava diante daquele homem. Ele se sentiu sufocado enquanto tentava responder. Ele quase não conseguia tirar as primeiras palavras da boca.
"Que sentimento é este?" Yohanan se perguntava. "Por que me sinto tão pequeno diante deste homem?"

Yohanan forçou suas palavras através dos seus lábios, vencendo seu impulso repentino de correr e se esconder da presença daquele homem enorme.
"Senhor, eu notei as inscrições em sua carruagem. É uma bonita carruagem." Yohanan gaguejava enquanto falava.

"Ah! Sim, certamente ela é muito bonita," ele disse gabando. "Foi meu pai quem me deu, compreende?".

"Seu pai?" Yohanan perguntou.

"Sim, meu pai. É Jessé Bondoso, assim como diz a inscrição. Você deve ter ouvido sobre ele, tenho certeza..., aliás, todos já ouviram falar dele."
Ele continuou sem dar a Yohanan qualquer oportunidade de responder. "Ele é um grande homem. Possui gado em milhares de morros, compreende? Então ele vendeu algum gado e me comprou esta bela carruagem. Ele é assim; ele dá e dá. Tudo que eu tenho que fazer é pedir. Sim!! Esse é meu pai, Jessé Bondoso."

"Mas, mas eu mesmo sou filho de Jessé Bondoso," revelou-se Yohanan enquanto o homem orgulhoso parou um segundo para tomar fôlego.

"É muito bom ouvir isto... porque isto nos faz irmãos". Ele impulsivamente esticou sua grande mão e balançou a mão de Yohanan.

Yohanan se retirou um pouco, não dando sua mão. "Mas, mas não pode ser.. Como você pode ser meu irmão se você nunca está em nossa casa? Quando todos trabalhamos juntos, você nunca está conosco!"

"Porque, eu sou um viajante, filhinho!" O grande homem interrompeu. "Eu não posso ficar somente num lugar, eu tenho negócios a fazer. E eu sempre estou espalhando a boa palavra à cerca de Jessé Bondoso, aonde meu trabalho me leva."

Yohanan, ficando mais corajoso interrompeu o diálogo do homem orgulhoso: "Como você pode se chamar um filho de Jessé Bondoso? Como você pode dizer que é meu irmão? Os irmãos da minha família sempre estão juntos".

"Espere só um minuto filhinho." O homem disse bruscamente. Ofendido, ele continuou, "Você está dizendo que não me aceita como seu irmão?"

Yohanan não tinha intenção de ferir aquele homem de maneira alguma. Ele estava só tentando mostrar a ele o óbvio. Se ele nunca estava com a família de Jessé Bondoso, ele não poderia ser seu filho.
"Senhor, não é que você não seja bem-vindo, com certeza você é. De fato, muitos têm vindo e se unido à nossa família. Nós gostaríamos que você viesse e ficasse. Então, venha por favor." Yohanan apontou sua mão para a direção de sua casa. "Sim, nós temos muito para fazer hoje. Nós estamos limpando nosso grande campo, todos juntos! Venha!"
O grande e ostentoso homem hesitou diante do convite de Yohanan e disse abruptamente: "Oh! Obrigado, obrigado pela sua bondade, mas eu tenho que seguir meu caminho. Tenho lugares para ir e pessoas para ver. *Esse é meu chamado, sabia? Mas eu vou tentar ir na sua casa um dia". Ele pulou rapidamente de volta na carruagem e disse: *"Tenho que cuidar dos negócios do meu pai."

"Bem, estes negócios dos quais você está falando, não são os negócios de Jessé Bondoso. Você deve estar falando de outro pai, porque hoje sua família está limpando o campo." Disse Yochanan com convicção.

"Não me julgue irmão." Ele respondeu enquanto saía em sua brilhante carruagem, deixando Yohanan no meio da poeira que se levantava.

"Isso foi estranho, muito estranho. Quem aquele homem estranho realmente era? E o que isto significa?" pensou Yohanan enquanto ia em direção ao campo.

Por alguma razão, o pequeno Yohanan se sentiu bem triste* quando olhou para trás. Ele viu só a poeira deixada pela brilhante carruagem que tinha ido embora rapidamente.

"Então, o que é que isso significa?"

Leia Mais:

Solidão

Solidão - um lugar conhecidoUm refúgio seguro onde o medo me envolve como um cobertor de pelúciaMedo de sondar a mim mesma,Não sabendo como lidar com as profundezas dos meus enigmas interioresMedo de deixar você se aproximar de mim e ganhar meu coraçãoMedo...

Leia Mais

Rafael

Tudo começou quando ele ainda era um menino e foi para sua mãe perguntando sobre uma mancha estranha em seu braço. Era uma mancha bem pequena e quando ele a tocava, não sentia nada. Era como se não a estivesse tocando. Sua mãe estava sempre na correria...

Leia Mais

Fogo na Montanha

Um forte e árido vento soprava através do terreno abrasado pelo sol, varrendo a fina areia em redemoinhos, atormentando os olhos cansados e a garganta seca de Natan. Seus pés descalços esmigalhavam ruidosamente pedrinhas quentes afiadas enquanto ele...

Leia Mais

A Vida e os Tempos de Rogério Sousa

"Ahhhh, a vida simples." Rogério Sousa murmurou debaixo de seu fôlego enquanto ele se inclinou na sua cadeira acolchoada. Depois de um dia estressante na firma, a única coisa que ele queria fazer era...

Leia Mais