Anoitecer


Enquanto é dia, precisamos realizar a obra daquele que me enviou. A noite se aproxima, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo”. (João 9:4-5)

O Filho de Deus falou estas palavras aos Seus discípulos, profetizando um tempo que ainda viria no futuro. Depois que a luz do mundo não estava mais no mundo, um tempo chamado "noite" viria quando ninguém poderia fazer a obra de Deus. O que Ele estava falando? Qual foi a luz do mundo?

De acordo com as próprias palavras do Mestre, Ele era a luz do mundo. Mas Ele também disse em Mateus 5:14 que os Seus discípulos eram a luz do mundo. Assim, de acordo com Sua profecia, a "noite" viria quando nem Ele nem os Seus discípulos estariam mais no mundo. Naquele tempo, ninguém mais poderia fazer o trabalho de Deus. Mas quando isso aconteceria? Houve um tempo em que Jesus não estava na Terra e também não tinha discípulos na Terra? Haverá no futuro?

Quando nosso Mestre terminou Sua missão na Terra e ascendeu a Seu Pai, a obra de Deus foi deixada nas mãos de Seus discípulos. Eles eram Seu corpo na Terra, a morada de Seu Espírito, realizando os feitos preparados para eles.[1] Sua principal tarefa era servir uns aos outros e construir uns aos outros até que todos se tornassem como seu Professor em todos os sentidos.[2] Eles eram testemunhas do Reino vindouro. A vida deles mostrou o que acontecerá quando o Messias voltar, e a Terra inteira obedecer aos Seus mandamentos.[3]

Uma vez que cada nação tenha visto essa demonstração, o fim virá. Naquele tempo, de acordo com Apocalipse 19:7-8, a Igreja, a Noiva do Messias, estará pronta para Ele. Ela será vestida de ações justas, as obras que Ele preparou para ela.

Então, se a Igreja fez as obras de Deus no início e as fará no final, o que o Mestre quis dizer com "a noite, quando nenhum homem pode trabalhar"? Pode ser que houve um meio tempo onde a luz se apagou? Certamente, essa profecia deve ter um cumprimento. O próprio Filho de Deus falou. As obras de Deus em algum momento pararam de ser feitas? Poderia ser disso que Apocalipse 2:4-5 fala?

Eu tenho isso contra você, que você abandonou o amor que você teve no início. Lembre-se, então, do que você caiu, arrependa-se e faça as obras que você fez no início. Caso contrário, irei até você e remova seu candelabro do seu lugar, a menos que você se arrependa.

O que estava acontecendo no final do primeiro século, quando isso foi escrito? Se as igrejas tivessem " abandonado o amor", e Deus é amor, isso significa que eles haviam abandonado a Deus? Se eles não estavam fazendo as obras de amor que fizeram no início, isso significa que eles não estavam fazendo as obras de Deus? Se Deus "remove seu candelabro", isso significa que você não é mais a luz do mundo, no que diz respeito a Ele? É possível que as pessoas para as quais isso foi escrito ignoraram-no?[4] Será que eles não tiveram ouvidos para ouvir esta advertência que o Espírito falou às igrejas?

E se a luz de todas as igrejas realmente tiver se extinguido em algum ponto da história, entre o início brilhante registrado em Atos e o final glorioso profetizado no Apocalipse? Isso poderia ser possível? Em João 8:31, Jesus disse: "Vocês são verdadeiramente meus discípulos, se continuarem obedecendo aos meus ensinamentos". Ele quis dizer que se as igrejas parassem de obedecer seus ensinamentos, então eles não seriam seus discípulos verdadeiros? Os seus discípulos verdadeiros foram a luz do mundo. Se não houvesse mais discípulos verdadeiros, a luz do mundo cessaria? O que é necessário para ser discípulo dele?

Sabemos que Ele disse: "Nenhum de vocês pode se tornar meu discípulo se não renunciar todas as suas posses".[5] Também sabemos que os doze apóstolos deixaram tudo para segui-lo[6] e que eles ensinaram os outros a fazer o mesmo.[7] A primeira igreja em Jerusalém vivia desta maneira em obediência aos Seus mandamentos:

 Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham. Com grande poder os apóstolos continuavam a testemunhar da ressurreição do Senhor Jesus, e grandiosa graça estava sobre todos eles. Não havia pessoas necessitadas entre eles, pois os que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro da venda e o colocavam aos pés dos apóstolos, que o distribuíam segundo a necessidade de cada um. (Atos 4:32-35)

Esse compartilhar não veio da simples obediência externa, de um sentimento de obrigação. Obviamente, eles tinham uma profunda preocupação com as necessidades urgentes do outro. Era maior do que sua consideração para com sua própria segurança futura. Este foi o resultado do amor de Deus sendo derramado em seus corações pelo Espírito Santo.[8] Essas ações de cuidados eram as "obras de Deus" que tinham sido preparadas para a "luz do mundo" fazer, à plena vista do mundo que os observava.[9]

Então, se a luz do mundo cessasse, como o Mestre previu, como saberíamos? Não haveria mais discípulos verdadeiros na terra? Como poderíamos saber? Será que eles não obedeceriam mais Seus mandamentos? Não deixariam de entregar seus próprios bens? Eles parariam de compartilhar tudo o que têm e começariam a se tornar ricos? Começariam a ter pessoas pobres e necessitadas nas igrejas? Quão desobedientes eles precisariam ser diante de Deus para que não fossem mais a luz do mundo?

Se as igrejas deixassem de ser a luz do mundo, como seriam?[10] Se elas não tivessem mais o amor de Deus nelas, começariam a amar as coisas do mundo?[11] Eles se envolveriam na política do mundo?[12] Lutariam nas guerras mundiais?[13] Perseguiriam pessoas que discordassem deles? Elas alegariam ter a luz de Deus nelas, quando realmente é escuridão?[14]

Se todos os candelabros das igrejas do primeiro século se apagaram, como avisa Apocalipse 2:4-5,[15] isso explica muitas coisas na história. Isso explica o cristianismo se tornando a religião do estado sob Constantino. Isso explicaria as atrocidades das Cruzadas, as horríveis torturas da Inquisição, a flagrante corrupção dos Papas, as guerras religiosas da Reforma e a fragmentação do cristianismo[16] em mais de 45.000 denominações atuais. Isso explicaria porque a Igreja cristã, que supostamente é a morada de Deus no Espírito,[17] há cerca de 2000 anos está preenchida com o que Gálatas 5:19-21 chama de atos evidentes da carne.

É possível que a humanidade tenha habitado durante séculos na "noite" que o Filho de Deus profetizou? E, em caso afirmativo, o Deus amoroso que enviou Seu Filho para morrer por nós é tão gracioso que daria ao mundo outra chance? Ele concordaria em acender novos candelabros,[18] depois de tão longo tempo? Poderia a mesma vida dos primeiros discípulos ser restaurada novamente na Terra?[19] E se a luz do mundo voltasse a existir na Terra, como seria? Eles fariam as obras que os discípulos fizeram no início, como Apocalipse 3:4-5 fala? Eles obedeceriam os ensinamentos do Mestre para se amarem uns aos outros,[20] como a primeira Igreja em Atos 4:32-35? Eles deixariam tudo para segui-Lo?

E se a luz estivesse mais uma vez na Terra, como as pessoas responderiam a ela?

Como você responderia?

Creiam na luz enquanto vocês a têm, para que se tornem filhos da luz.  Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. “Se alguém ouve as minhas palavras, e não lhes obedece, eu não o julgo. Pois não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo.  Há um juiz para quem me rejeita e não aceita as minhas palavras; a própria palavra que proferi o condenará no último dia. (João 12:36,46-48)

Referências

  1. ^ Efésios 2:10 - Porque somos criação de Deus realizada em Messias Yahshua para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.
  2. ^ Efésios 4:11-16 - E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Messias seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Messias. O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro. Antes, falando a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Messias. Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.; Lucas 6:40 - O discípulo não está acima do seu mestre, mas todo aquele que for bem preparado será como o seu mestre.;
  3. ^ Mateus 24:14 - E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim.; Daniel 7:27 - Então a soberania, o poder e a grandeza dos reinos que há debaixo de todo o céu serão entregues nas mãos dos santos, o povo do Altíssimo. O reino dele será um reino eterno, e todos os governantes o adorarão e lhe obedecerão’.;
  4. ^ Parece que a igreja em Éfeso não havia levado a sério o encorajamento de Paulo em Efésios 6:24 muitos anos antes. (A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Yahshua Messias com amor incorruptível.)
  5. ^ Lucas 14:33 - Da mesma forma, qualquer de vocês que não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo.
  6. ^ Mateus 19:27 - Então Pedro lhe respondeu: “Nós deixamos tudo para seguir-te! Que será de nós?”; Marcos 10:28 - Então Pedro começou a dizer-lhe: “Nós deixamos tudo para seguir-te”.;
  7. ^ Mateus 28:19-20 - Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.
  8. ^ Romanos 5:5 - E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.
  9. ^ Efésios 2:10 - Porque somos criação de Deus realizada em Messias Yahshua para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.; 1 Pedro 2:12 - Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, mesmo que eles os acusem de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da sua intervenção.
  10. ^ Filipenses 2:14 - Façam tudo sem queixas nem discussões,
  11. ^ 1 João 2:15 -  Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.; 1 Coríntios 16:22 - Se alguém não ama o Senhor, seja amaldiçoado. Maranatha!
  12. ^ 2 Timóteo 2:3-4 - Suporte comigo os meus sofrimentos, como bom soldado de Messias Yahshua. Nenhum soldado se deixa envolver pelos negócios da vida civil, já que deseja agradar aquele que o alistou.
  13. ^ João 18:36 - Disse Yahshua: “O meu Reino não é deste mundo. Se fosse, os meus servos lutariam para impedir que os judeus me prendessem. Mas agora o meu Reino não é daqui”.; Mateus 26:52 - Disse-lhe Yahshua: “Guarde a espada! Pois todos os que empunham a espada, pela espada morrerão.; Lucas 22:50-51 - E um deles feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha direita. Yahshua, porém, respondeu: “Basta!” E tocando na orelha do homem, ele o curou.
  14. ^ Mateus 6:22-24 -  “Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são! “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro.; Lucas 11:35 - Portanto, cuidado para que a luz que está em seu interior não sejam trevas.
  15. ^ Veja também Romanos 11:21-22 - Pois, se Deus não poupou os ramos naturais, também não poupará você. Portanto, considere a bondade e a severidade de Deus: severidade para com aqueles que caíram, mas bondade para com você, desde que permaneça na bondade dele. De outra forma, você também será cortado.
  16. ^ Possivelmente a mais dividida de todas as religiões, em absoluto desrespeito de 1 Coríntios 1:10-13 -  Irmãos, em nome de nosso Senhor Yahshua Messias suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês; antes, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer. Meus irmãos, fui informado por alguns da casa de Cloe de que há divisões entre vocês. Com isso quero dizer que algum de vocês afirma: “Eu sou de Paulo”; ou “Eu sou de Apolo”; ou “Eu sou de Pedro”; ou ainda “Eu sou de Messias”. Acaso Messias está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vocês? Foram vocês batizados em nome de Paulo?
  17. ^ Efésios 2:22 - Nele vocês também estão sendo edificados juntos, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito.
  18. ^ Estabelecer novas igrejas cheias de discípulos que obedecem os mandamentos de seu Mestre.
  19. ^ João 1:4 - Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens.; João 8:12 - Falando novamente ao povo, Yahshua disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”.; 1 João 5:12-13 - Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida. Escrevi-lhes estas coisas, a vocês que crêem no nome do Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna.
  20. ^ João 13:34-35 - “Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros”.; João 15:12-15 -  O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno. Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido.

Leia Mais:

Três dias e Três Noites

Às vezes, tradições podem nos enganar e nos fazer aceitar coisas que não fazem sentido. Isto é certamente o que aconteceu com o Cristianismo por volta do quarto século. Naquele tempo foram estabelecidos certos meios-termos, que para sempre alteraram...

Leia Mais

A Caixa Preta

Você já se perguntou alguma vez por que o cristianismo de hoje é tão diferente de como era no princípio? Os primeiros capítulos do livro de Atos refletem o começo de uma vida intensa de amor e unidade, onde todos compartilhavam tudo o que tinham......

Leia Mais