O Nome Acima de Todos os Nomes


Nos dias de João Batista e do Filho de Deus, a linguagem preservada dos judeus devotos era o hebraico. Então, quando o anjo Gabriel trouxe as boas novas para a virgem hebreia, Miriam (ou Maria em português), que daria à luz ao Salvador do mundo, e lhe disse qual seria o Seu nome, que língua você acha que ele falou? Hebraico, é claro! E certamente Miriam e Yoceph (ou José em português) nomearam a criança exatamente conforme o anjo lhes tinha ordenado - Yahshua.

Em Mateus 1:21, sua Bíblia provavelmente diz: "... e você chamará Seu nome Jesus, porque Ele salvará Seu povo de seus pecados". Mas o nome Jesus é uma adaptação moderna do nome grego Iesous, que é uma corruptela do nome hebraico original Yahshua. O nome Jesus ou Iesous não tem significado por si só, mas o nome hebraico Yahshua significa literalmente a Salvação de Yahweh, que faz sentido a partir da mensagem do anjo em Mateus 1:21, "... chamarás Seu nome Yahshua [Salvação de Yahweh][1] Ele salvará o Seu povo dos seus pecados ".

Se você olhar em uma antiga Bíblia King James, você encontrará o nome Jesus nessas duas passagens:           

Que também os nossos pais, que vieram depois, trouxeram Jesus com a possessão dos gentios, a quem Deus expulsou perante a face de nossos pais, até os dias de Davi ... (Atos 7:45)

Pois, se Jesus lhes tivesse dado repouso, então não falaria depois de outro dia. (Hebreus 4: 8, KJV)

No entanto, se você olhar em qualquer tradução moderna da Bíblia, você encontrará que no lugar do nome Jesus, os tradutores usam o nome Josué, pois no contexto está claro que ele está falando do sucessor de Moisés e não do Filho de Deus. Mas no manuscrito grego, o nome em ambos os versos é - Iesous.

Você vê que Josué é a transliteração mais comum[2] do nome hebraico do sucessor de Moisés, que significa “Ele salvará”. Esse nome prediz o nome do Filho de Deus, pois Josué foi o precursor profético do Messias, trazendo Israel para a Terra Prometida e levando-os à vitória sobre seus inimigos. Mas como os tradutores obviamente sabem desse fato, por que eles apenas traduzem Iesous como Josué nesses dois versículos, e como Jesus em todos outros lugares?

Na versão NVI do Novo Testamento ainda tem uma nota de rodapé apoiando este fato em Mateus 1:21: "Jesus é a forma grega de Josué".

O fato é que o nome do Filho de Deus não poderia sequer ser pronunciado como "Jesus" até o final do século XVI, simplesmente porque não havia o som "J" ou a letra até então. A letra moderna "J" desenvolvido a partir da letra "I" começou a ser escrito com uma "cauda" decorativa, quando aparecia como a primeira letra em uma palavra. Assim, o nome agora escrito como Jesus foi realmente escrito e pronunciado muito parecido com o grego Iesous original. Eventualmente, o som "J" se infiltrou na linguagem moderna  para acompanhar a maneira diferente de escrever a inicial no nome.

Você também pode achar interessante que em Atos 26: 14-15, diz que o apóstolo Paulo ouviu o nome do Filho de Deus pronunciado "na língua hebraica" pelo próprio Filho de Deus, então ele certamente não ouviu o nome grego Iesous ou o nome português Jesus, mas sim o nome hebraico, o nome acima de todos os nomes, Yahshua.

Referências

  1. ^ Yah é o nome pessoal de Deus, e shua é de uma palavra de raiz hebraica que significa “salvar”. Deus se identificou a Moisés como YAH (que significa “EU SOU”) em Êxodo 3:14, também como no Salmo 68:4, King James Version (“... por seu nome Yah”), e como na mais familiar palavra hebraica Aleluia (Halleluyah), (“Louvado seja Yah”). E em João 5:43 e 17:11, Yahushua diz que Ele veio em nome de Seu Pai, “o nome que Tu Me deste” (NVI), então não é de surpreender que o nome do Pai seria incorporado ao nome do Filho, Yahshua.
  2. ^ Filipenses 2:9; Atos 4:12

Leia Mais:

Yahshua

Seguiam-no de vila em vila, aonde ele ia. Amavam-no, ou pelo menos achavam que sim. Uma coisa era certa, não podiam viver sem ele. Eram eles o círculo íntimo, uns doze homens, mais ou menos, e algumas mulheres. Mas não eram os fortes, seguros, aqueles...

Leia Mais

Crepúsculo

É hora do crepúsculo, aquele momento magnífico onde ocorre a troca das luzes. O véu que cobre o céu com um azul profundo começa a desbotar, perdendo sua cor lentamente. Diferentes tons de violeta se mesclam abrindo caminho para um céu escuro que...

Leia Mais

Nosso Mestre Yahshua

Nosso Mestre ficou lá pendurado na cruz com seu corpo sangrando, espancado a ponto de não ser mais reconhecível. Ele engasgava e ofegava numa peleja para respirar enquanto uma dor como um ferro abrasante penetrava até o fundo do seu ser. Ondas de...

Leia Mais

Será Que Deus Terá o que Merece?

Não existe força mais poderosa em todo o universo que o amor de Deus. Nenhuma outra coisa pode alcançar o profundo da alma humana trazendo cura e esperança. Seu amor e sua vida se personificaram no...

Leia Mais