E Se...?


A seguir estão algumas passagens das escrituras cujo significado parece ser ignorado por muitos cristãos, porém acarretam consequências terríveis...

NÃO É UMA QUESTÃO se um crente pode perder sua salvação. Uma vez que uma pessoa é selada com o Espírito Santo, é irrevogável:

Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa,
que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória.
(Efésios 1:13-14)

MAS O MESMO APÓSTOLO que escreveu essa passagem reconfortante, também expressou esse desejo com muita paixão:

Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte
para, de alguma forma, alcançar a ressurreição dentre os mortos.
Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus. (Filipenses 3:10-12)

NA MENTE DO APÓSTOLO PAULO, havia um alvo que exigia tremendo esforço da parte dele para alcançar, o qual ainda não havia alcançado e que ele poderia falhar em alcançar. Por qual ressurreição ele estava lutando? A não ser que estejam vivos quando Ele voltar, todos os crentes não serão ressuscitados na vinda do Messias?

Vi tronos em que se assentaram aqueles a quem havia sido dada autoridade para julgar. Vi as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus. Eles não tinham adorado a besta nem a sua imagem, e não tinham recebido a sua marca na testa nem nas mãos. Eles ressuscitaram e reinaram com Cristo durante mil anos. (O restante dos mortos não voltou a viver até se completarem os mil anos. ) Esta é a primeira ressurreição.
Felizes e santos os que participam da primeira ressurreição! A segunda morte não tem poder sobre eles; serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante mil anos. (Apocalipse 20:4-6)

PAULO ENTENDEU CLARAMENTE QUE para reinar com Cristo durante seu reino milenar na Terra não seria uma conclusão automática para um crente, mas dependeria de como uma pessoa viveria nessa época. Era possível estar entre “o resto dos mortos” que não voltaram a viver até que os mil anos fossem terminados. Esta possibilidade de ser desqualificado de governar com Ele é mencionada em muitos lugares no Novo Testamento. Por exemplo:

Antes vocês estavam separados de Deus e, em suas mentes, eram inimigos por causa do mau procedimento de vocês.
Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação,
desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho, que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu. Esse é o evangelho do qual eu, Paulo, me tornei ministro.
(Colossenses 1:21-23)

E SE VOCÊ NÃO CONTINUAR NA FÉ, estável e firme? Você seria irrepreensível e acima de reprovação diante dEle?

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.  (Apocalipse 2:11)

E SE VOCÊ NÃO VENCER? Você vai “receber o dano” da segunda morte? O que significa ser “danificado” pela segunda morte?

No entanto, você tem aí em Sardes uns poucos que não contaminaram as suas vestes. Eles andarão comigo, vestidos de branco, pois são dignos.
O vencedor será igualmente vestido de branco. Jamais apagarei o seu nome do livro da vida, mas o reconhecerei diante do meu Pai e dos seus anjos. (Apocalipse 3:4 -5)

E SE VOCÊ TIVESSE MANCHADO SUAS VESTES? Você ainda vai andar com Ele em branco, você ainda será digno? Se você não vencer, seu nome permanecerá no “Livro da Vida” que é o registro daqueles que são considerados dignos de reinar com ele?

Assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam. (Hebreus 9:28)

E SE VOCÊ NÃO ESTIVER ESPERANDO ANSIOSAMENTE POR ELE?

Pois em breve, muito em breve "Aquele que vem virá, e não demorará.
Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele" (Hebreus 10:37-38)

A POSSIBILIDADE É EVIDENTE que um dos Seus justos (a quem Ele imputou Sua justiça quando eles primeiramente creram) esteja entre aqueles que retrocedem quando ele voltar. Vamos voltar alguns versículos para ver como isso é possível:

Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu; (versículo 36)

E SE VOCÊ NÃO FIZER A VONTADE DE DEUS? E se faltar perseverança em você? Você ainda irá receber o que é prometido?

Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada. (versículo 35)

COMO VOCÊ PODE JOGAR FORA SUA CONFIANÇA? E se você fizer, qual será sua recompensa?

Pois conhecemos aquele que disse: "A mim pertence a vingança; eu retribuirei"; e outra vez: "O Senhor julgará o seu povo".
Terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo! (Versículos 30-31)

QUEM É O “POVO DELE” que caem na mão do Deus vivo e são julgados?

Quão mais severo castigo, julgam vocês, merece aquele que pisou aos pés o Filho de Deus, que profanou o sangue da aliança pelo qual ele foi santificado, e insultou o Espírito da graça? (Versículos 29)

COMO ALGUÉM PODE REJEITAR O FILHO DE DEUS ou profanar o sangue da aliança ou ultrajar o Espírito da graça? Isso está falando dos crentes?

Se continuarmos a pecar deliberadamente depois que recebemos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados,
mas tão-somente uma terrível expectativa de juízo e de fogo intenso que consumirá os inimigos de Deus. (Versículos 26-27)

VOCÊ RECEBEU O CONHECIMENTO DA VERDADE? E se você continuar pecando deliberadamente?

Ora para aqueles que uma vez foram iluminados, provaram o dom celestial, tornaram-se participantes do Espírito Santo,
experimentaram a bondade da palavra de Deus e os poderes da era que há de vir,
e caíram, é impossível que sejam reconduzidos ao arrependimento; pois para si mesmos estão crucificando de novo o Filho de Deus, sujeitando-o à desonra pública.
(Hebreus 6:4-6)

O QUE SIGNIFICA “CAÍRAM” ou expor o Salvador a vergonha pública? O que se torna impossível? Será que tal pessoa “sofrerá o dano” da segunda morte? Qual é a segunda morte? Você sabia que existem dois tipos distintos de “segunda morte” mencionados nas Escrituras? Todos sabem sobre a segunda morte para os incrédulos - a eternidade no lago de fogo. [1]Mas a segunda morte para os discípulos - que será somente para as virgens tolal[2] - é perder o reino milenar do Messias na Terra. Essas virgens tolas passarão mil anos na morte com os incrédulos[3] pagando por seus pecados não confessados. Eles não se entregaram para serem purificados nesta época, por isso suas almas não foram salvas da morte.[4] Eles não são aptos para serem apresentados ao Rei deles como sendo íntegros e completos,  então vão ficar fora da época do Reino.[5]

Portanto, livrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece, e aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los. (Tiago 1:21)

E SE VOCÊ NÃO DEIXAR DE LADO TODA IMPUREZA E PERVERSIDADE? E se os critérios de palavra dEle não se tornarem parte de sua própria natureza sendo expressado em seu comportamento? O que vai acontecer com sua alma?

 

Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento;
ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade;
à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor.
Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em suas vidas, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos.
Todavia, se alguém não as tem, está cego, só vê o que está perto, esquecendo-se da purificação dos seus antigos pecados.
Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois se agirem dessa forma, jamais tropeçarão,
e assim vocês estarão ricamente providos quando entrarem no Reino eterno[6] de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. (2 Pedro 1:5-11)

 

E SE VOCÊ NÃO ADICIONAR VIRTUDE[7] E DOMÍNIO PRÓPRIO À SUA FÉ? E se você não aumenta em perseverança, piedade e amor? A entrada no Reino ainda será ricamente providenciada  à você?

Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam. (Tiago 1:12)

 

E SE VOCÊ NÃO SUPORTAR? Você ainda vai receber a coroa da vida? Se você não aguentar o teste, qual é a prova de que você o ama?

Se me amais, guardai os meus mandamentos.
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
(João 14:15,21)

E SE VOCÊ NÃO GUARDAR SEUS MANDAMENTOS? Você ainda o ama? E Ele ainda vai se revelar a você? Ou você vai se mostrar um mentiroso?

Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. (1 João 2:4)

A VERDADE ESTÁ EM VOCÊ?

Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte. (João 8:51)

E SE VOCÊ GUARDAR A SUA PALAVRA? VOCÊ VERÁ A MORTE?

Referências

  1. ^ Apocalipse 20:14-15 - Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte. Aqueles cujos nomes não foram encontrados no livro da vida foram lançados no lago de fogo.
  2. ^ Isto é graficamente ilustrado na parábola das dez virgens em Mateus 25:1-13 - “O Reino dos céus será, pois, semelhante a dez virgens que pegaram suas candeias e saíram para encontrar-se com o noivo. Cinco delas eram insensatas, e cinco eram prudentes. As insensatas pegaram suas candeias, mas não levaram óleo. As prudentes, porém, levaram óleo em vasilhas, junto com suas candeias. O noivo demorou a chegar, e todas ficaram com sono e adormeceram.“À meia-noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo se aproxima! Saiam para encontrá-lo!’ “Então todas as virgens acordaram e prepararam suas candeias. As insensatas disseram às prudentes: ‘Dêem-nos um pouco do seu óleo, pois as nossas candeias estão se apagando’. “Elas responderam: ‘Não, pois pode ser que não haja o suficiente para nós e para vocês. Vão comprar óleo para vocês’. “E saindo elas para comprar o óleo, chegou o noivo. As virgens que estavam preparadas entraram com ele para o banquete nupcial. E a porta foi fechada. “Mais tarde vieram também as outras e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abra a porta para nós!’ “Mas ele respondeu: ‘A verdade é que não as conheço!’ “Portanto, vigiem, porque vocês não sabem o dia nem a hora!
  3. ^ Lucas 12:46 - O senhor daquele servo virá num dia em que ele não o espera e numa hora que não sabe, e o punirá severamente e lhe dará um lugar com os infiéis.
  4. ^ Tiago 5:19-20 - Meus irmãos, se algum de vocês se desviar da verdade e alguém o trouxer de volta, lembrem-se disso: Quem converte um pecador do erro do seu caminho, salvará a vida dessa pessoa e fará que muitíssimos pecados sejam perdoados.
  5. ^ Tiago 1:4 - E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.
  6. ^ Esta palavra na verdade significa a duração de uma época, ou seja, o reino da era milenar.
  7. ^ Comportamentos que mostram altos padrões morais.

Leia Mais:

Yahshua

Seguiam-no de vila em vila, aonde ele ia. Amavam-no, ou pelo menos achavam que sim. Uma coisa era certa, não podiam viver sem ele. Eram eles o círculo íntimo, uns doze homens, mais ou menos, e algumas mulheres. Mas não eram os fortes, seguros, aqueles...

Leia Mais

Crepúsculo

É hora do crepúsculo, aquele momento magnífico onde ocorre a troca das luzes. O véu que cobre o céu com um azul profundo começa a desbotar, perdendo sua cor lentamente. Diferentes tons de violeta se mesclam abrindo caminho para um céu escuro que...

Leia Mais

Nosso Mestre Yahshua

Nosso Mestre ficou lá pendurado na cruz com seu corpo sangrando, espancado a ponto de não ser mais reconhecível. Ele engasgava e ofegava numa peleja para respirar enquanto uma dor como um ferro abrasante penetrava até o fundo do seu ser. Ondas de...

Leia Mais

Será Que Deus Terá o que Merece?

Não existe força mais poderosa em todo o universo que o amor de Deus. Nenhuma outra coisa pode alcançar o profundo da alma humana trazendo cura e esperança. Seu amor e sua vida se personificaram no...

Leia Mais