Por Que Existem 45.000 Denominações Cristãs?


De acordo com um relatório publicado pelo Centro de Estudo do Cristianismo Global, no Seminário Teológico Gordon-Conwell, em meados de 2015 havia mais de 45.000 denominações cristãs em todo o mundo.[1] Além disso, esse número está aumentando à taxa de 2,2 novas denominações por dia. Esta é uma estatística bastante chocante, considerando a oração fervorosa de Yahshua, o Filho de Deus, pouco antes de ser crucificado:

"Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles, para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um: eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste.
(João 17: 20-23)

Sabendo quão importante era esta oração, e sentindo que a igreja estava perdendo terreno, o apóstolo Paulo fortemente exortou a igreja em Corinto:

"Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês, e, sim, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer"
(1 Coríntios 1:10)

Obviamente, o apelo de Paulo e a oração fervorosa de Yahshua pela perfeita unidade, têm tido pouco peso ao longo dos séculos nos corações dos líderes cristãos que iniciaram cada uma dessas 45.000 denominações. Sem dúvida, cada um imaginou estar justificado por criar seu próprio seguimento.[2] Então, o que é que faz com que os cristãos se dividam, e qual é o elemento que poderia tê-los mantido juntos?

Podemos resumir em uma única palavra: glória - ou a falta dela.

Yahshua disse: “Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um". Portanto, o que Ele quis dizer com glória, é o que poderia ter permitido que Seus discípulos fossem um, assim como Ele e o Pai são um. Certamente Yahshua e Seu Pai não pertenciam a diferentes denominações.

Então o que exatamente Yahshua queria dizer com a palavra glória?

Em hebraico, Sua língua nativa, a palavra traduzida como glória significava “peso”, literalmente, como uma medida do valor. Aplicada a uma pessoa, glória é o valor que ela tem dentro si mesma, algo que gera respeito nos outros. É um valor interno associado a um bom caráter, uma segurança de se estar sendo coerente com os valores que geram respeito.

Yahshua recebeu grande valor interno de Seu Pai, sendo cheio de Sua palavra, e foi confirmado audivelmente em Seu batismo: "Tu és o meu Filho amado, em quem me comprazo."[3] Em hebraico, a palavra “pai” traduzida literalmente significa fonte . Seu Pai era a fonte de Sua glória, Seu valor interno, e tudo o que Ele fez ou disse expressou essa glória:

Não foi só o que Ele disse, mas como disse;

Não foi apenas o que Ele fez, mas como fez;

Não era apenas o que via, mas como via;

Não foi só o que Ele ouviu, mas como ouviu.

Quando as pessoas viram Yahshua, era como se estivessem vendo seu Pai.[4] Quem desejava sinceramente estar conectado ao seu Criador foi atraído para Yahshua. A glória sobre Ele exigia o respeito delas. Ele tinha as palavras da vida eterna, então onde mais poderiam ir?[5]

"Bem", você pode dizer, "tudo bem, mas Ele era o Filho de Deus, e nós somos apenas pessoas comuns".

Sim, mas esse é o milagre da verdadeira salvação. Lembre-se, Yahshua disse: "A glória que me deste, eu lhes dei, para que sejam um como nós somos um". Aqueles que são verdadeiramente batizados nEle,[6] recebem Sua glória, Seu valor interno, tendo sido adotados pelo mesmo Pai.[7]

A verdadeira salvação nos conecta à própria Fonte de valor interno, dando-nos acesso à mesma graça e mesma sabedoria que sustentava nosso Mestre em Seu tempo de necessidade.[8] Esse valor interno é expresso no que dizemos e como dizemos, o que nós fazemos e como fazemos, o que vemos e como vemos, e o que ouvimos e como ouvimos. A glória gera respeito. Aqueles que têm a glória a reconhecem e respeitam os outros, e isso gera a unidade, porque eles estimam mais aos outros do que a si mesmos.[9]

Aqueles que procuram a sua própria glória[10] mostram que na verdade não têm nenhuma, pois a glória de nosso Mestre só é dada aos humildes e só é reconhecida pelos humildes. Os verdadeiros líderes são os mais humildes de todos e têm a maior glória, o que estimula o aumento da unidade:

“E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo”
(Efésios 4: 11-13)

Ironicamente, são sempre os líderes das igrejas do cristianismo que começam as denominações novas, procurando fazer um nome para si. É por isso que existem 45.000 denominações hoje, e 45.002 amanhã, e 45.004 no dia seguinte ... Ichabod. Isso significa que a glória se foi ... há muito tempo.

 

Referências

  1. ^ http: //www.gordonconwell.edu/resources/documents/StatusOfGlobalMission.pdf
  2. ^ Atos 20:29-30 -  Sei que, depois da minha partida, lobos ferozes penetrarão no meio de vocês e não pouparão o rebanho. E dentre vocês mesmos se levantarão homens que torcerão a verdade, a fim de atrair os discípulos.
  3. ^ Lucas 3:22 - e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba. Então veio do céu uma voz: “Tu és o meu Filho amado; em ti me agrado”.
  4. ^ João 14:9 - Yahshua respondeu: “Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?
  5. ^ João 6:68 - Simão Pedro lhe respondeu: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna.
  6. ^ Romanos 6:1-5 - Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente? De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele? Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte? Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova. Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição.
  7. ^ Romanos 8:15 - Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temerem, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai”.; Hebreus 2:10-11 - Ao levar muitos filhos à glória, convinha que Deus, por causa de quem e por meio de quem tudo existe, tornasse perfeito, mediante o sofrimento, o autor da salvação deles. Ora, tanto o que santifica quanto os que são santificados provêm de um só. Por isso Jesus não se envergonha de chamá-los irmãos.
  8. ^ Hebreus 5:7 - Durante os seus dias de vida na terra, Yahshua ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente submissão.; Provérbios 2:3-5 - se clamar por entendimento e por discernimento gritar bem alto; se procurar a sabedoria como se procura a prata e buscá-la como quem busca um tesouro escondido,então você entenderá o que é temer o Senhor e achará o conhecimento de Deus.
  9. ^ Filipenses 2:1-3 - Se por estarmos em Cristo nós temos alguma motivação, alguma exortação de amor, alguma comunhão no Espírito, alguma profunda afeição e compaixão, completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude. Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos.
  10. ^ João 7:18 - Aquele que fala por si mesmo busca a sua própria glória, mas aquele que busca a glória de quem o enviou, este é verdadeiro; não há nada de falso a seu respeito.

Leia Mais:

O Cristianismo Hoje

A luz para o mundo? Considere os seguintes resultados de pesquisa de um grupo de pesquisa cristã popular:[1] 1) Em uma pesquisa nacional representativa entre adultos nascidos de novo, nenhum dos indivíduos entrevistados disse que o...

Leia Mais

O Campo de Joio

Um dia, os discípulos de Yahshua aproximaram-se dele e perguntaram: “Mestre, por que você fala para o povo em parábolas?” Ele tinha acabado de lhes contar a parábola do semeador e eles não tinham certeza se...

Leia Mais

Qual é a Diferença Entre um Cristão Normal e um Discípulo Normal?

Eu cresci em uma família cristã e, sendo assim, com certeza ia para a igreja todo Domingo. Mas foi apenas em um certo ponto da minha juventude que comecei de fato a ler a Bíblia e...

Leia Mais

O Que é Uma "Cultura Cristã"?

Como seria uma sociedade ou cultura que, de fato, se baseasse nos ensinamentos da Bíblia? Um autor cristão muito popular chamado C.S. Lewis, no seu livro chamado Mero Cristianismo, descreve...

Leia Mais